-
Arquitetos: ARQUITECTURA-G
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está inserida num terreno com declive acentuado, com vistas e boa exposição solar na parte superior.
O projeto destaca-se por uma divisão marcada entre as áreas diurna e noturna, que é ainda mais acentuada pelo sistema construtivo e pela estrutura de cada uma delas. A zona diurna, mais em contato com o solo, é definida por uma construção pesada e murada. Por outro lado, a zona noturna, elevada do solo, é concebida como uma construção leve e seca, e uma estrutura em pórtico apoiada na garagem / subsolo.
A planta escalonada da área diurna define os usos sem a necessidade de compartimentação, garantindo vistas de uma extremidade à outra da casa. Há também uma hierarquia clara no tamanho dos espaços para definir os diferentes usos: escritório - sala de jantar - cozinha - sala de estar (do pequeno ao grande). Em vez disso, encontramos um projeto linear e não hierárquico na sequência de quartos. Estes conduzem sempre para a área comum com grandes portas de folha dupla e são elevados acima do bloco de concreto para buscar melhor luz solar, garantindo assim o uso durante o dia.
Através de um plano horizontal de vidro que define uma claraboia, evita-se o encontro entre o volume da área comum (branco) e o volume dos quartos / armazenagem (vermelho), diferenciando ainda mais estes dois mundos. Por sua vez, esta claraboia permite que a luz entre no corredor de circulação. Este corte marca um eixo na casa que é acentuado pela sequência de pilares revelando o peso da cobertura ajardinada e se repete no exterior, fundindo-se com a paisagem.